segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Fundaçao de Roma

Maioria das pessoas sabem que o principal poema retratando a fundaçao de Roma é o de que Romulo e Remo foram amamentados por um loba e fundaram a cidade , que viria ser a cidade-estado que viria a ser o Império Romano .

Bem , superficialmente falando , é isso . Mas nós nao queremos ser superficiais , queremos ?

O poema sobre Romulo e Remo nao é sobre Romulo e Remo . É sobre Enéias , filho de Venus (eu prefiro a forma romana da deusa ja que Enéias foi o primeiro semideus romano , na verdade eu prefiro a forma romana de todos , fico feliz em fazer um post em que eu nao precise chama-los por seus nomes gregos) , e o poema chama-se Eneida .

O poema foi encomendado pelo rei e quem o acatou foi o poeta Vigílio . Naquela época , historiadores chamavam-se poetas , e eu acredito piamente que os deuses ainda existam , e que a desculpa de que as histórias e os mitos são apenas usados para incobrir coisas que a ciencia não podia explicar seja apenas uma mera formalidade inventada pela igreja que por tantos anos após fundada perseguiu os romanos , gregos e egípcios a fim de descartar concorrencias .

Continuando (depois desse meu desabafo) , o poema retrata como Enéias viajou pelo mediterraneo enfrentando seus monstros e aventuras , chegou a Península Itálica , casou-se com a filha de um rei e teve seus sucessores . Dentre eles , Réia Sílvia , que viria a ser a mae de Romulo e Remo .

Espere . Estamos indo rápido demais , vamos voltar um pouco no diálogo .

Enéias foi preso e torturado entre o período que chegou a Península Itálica , e o período em que que casou-se . Foi torturado por adorar aos deuses gregos , por orar para sua mãe , Afrodite . Então teve que parar de rezar para seus nomes originais e atribuiu aos deuses outros nomes . Quado alguem lhe perguntava a utilidade de tal deus ele a dizia . Em algumas - poucas - vezes ele mantinha sua atribuiçao original , mas em outras ele aperfeiçoava os deuses . Dando a Hera o título de deusa do casamento e da família , enquanto grega ela era apenas do casamento e mulher de Zeus .

Então ficou por isso . Ares virou Marte , Zeus tornou-se Júpiter , entre outros ...

Voltando a avançar no tempo , Marte apaixonou-se por Réia Sílvia , pois ela tinha sangue divino correndo em suas veias , sendo filha de Enéias , que era filho de Venus .

Entao Marte transou com ela , lhe deu dois filhos e a abandonou . Réia Sílvia , indignada , abandonou seus filhos ao relento . As crianças foram cuidadas por uma Loba - que em latim quer dizer Lupa - que os amamentou para faze-los sobreviver , e depois o entregou a um grupo de camponeses .

Os irmãos , que de seu passado so traziam seus próprios nomes , uniram-se para destronar o rei da época e separaram-se quando Romulo matou seu irmao para tornar-se o unico rei . Diz-se que esta atitude e tomada por eles serem filhos do deus da guerra patrono de roma , Marte Ulthor

Marte tornou Lupa imortal por ter dado assistencia para seus filhos quando precisou . Então , os deuses continuaram pegando qualquer rabo de saia , as deusas , qualquer beira de tanga , e retomou a orgia divina agora em Roma . Depois de um tempo , os romanos tomaram uma atitude um tanto cética com os deuses por eles só lhes comerem e nao lhes ajudarem quando o Império Romano começou a cair . Então o contato físico parou de existir .

E nem todos viveram felizes para sempre , mas em Roma geralmente é assim .

Um comentário:

  1. Otima postagem, eu prefiro os nomes gregos dos deuses, mas isso é coisa de gosto. Realmente nem todos acabam felizes no final, tanto em Roma como na Grecia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...