segunda-feira, 9 de julho de 2012

Óreas

Monte Olimpo
Na mitologia grega, Óreas (em grego antigo Oὔρεα, Oúrea, de οὔρος, oúros, ou ὄρος, óros, "montanha") eram os deuses primordiais (protogonos) ou daemos rústicos das montanhas. Eram filhos de Gaia (a Terra) sem pai, e portanto irmãos de Urano (o Céu) e Pontos (o Mar).
Entre os Óreas se consideram, por exemplo:
  • Atos, uma montanha da Trácia (norte da Grécia).
  • Citerão, grupo montanhoso da Beócia (centro da Grécia).
  • Etna, o vulcão da Sicília.
  • Hélicon, uma montanha da Beócia que competiu com Citéron.
  • Nisa, uma montanha da Beócia que criou Dionísio.
  • Olimpo, a morada dos deuses olímpicos e a montanha mais alta da Grécia, situada na Frígia.
  • Óreos, deus da montanha Othrys, em Malis (sul da Tessália); a montanha foi usada pelos Titãs na Titanomaquia.
  • Parnes, uma montanha da Beócia.
  • Parnaso, no centro da Grécia, consagrado a Apolo e morada das Musas.
  • Tmolos, uma montanha da Lídia (em Anatólia).

Um comentário:

  1. Olá, eu li seu comentário em meu blog e agradeço por estar lendo-o :) E sobre uma parceria com seu blog, sim aceitaria muito, mas preciso que você me mande um e-mail para que possa postar seu banner em meu blog (e confesso que preciso criar um também). Meu e-mail é danielribeiro_11@yahoo.com

    Obg, e espero que nossa parceia seja um sucesso ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...