terça-feira, 28 de agosto de 2012

Eósforos

Na mitologia grega Eósforo (Do antigo grego: Ηωσφόρος Eosphorus) ou Fósforo (Do antigo grego: Φωσφόρος Phosphorus), a Estrela d’Alva ou Estrela da Manhã, é filho de Eos, deusa da aurora, e irmão de Hésperos (Do antigo grego: Ἓσπερος Hesperus), a Estrela Vésper. Seu equivalente romano era Lúcifer ( do Latim Luxferres, ou seja "portador da luz").

Eósforo ou Fósforo, a "Estrela d’Alva", é o deus menor da luz e da manhã na mitologia grega, o qual é representado como um cavaleiro armado alçando uma tocha de fogo. É citado como filho de Astreu e Eos, outras versões (Segundo Higino) é filho de Céfalo e Eos, ou até de Atlas.
Eósforo, assim como seu irmão Hésperos, é tido como sendo pai de Ceix, por Quione, e Dedalion. Outras fontes o citam como pai de Héspera, que junto de Atlas se tornou a mãe das Hesperides.
Eósforo/Fósforo é constantemente confundido com seu irmão Héspero, pois ambos representavam o Planeta Vênus respectivamente em seus estados matutino e vespertino. Mais tarde os gregos perceberam que Vênus se tratava de um mesmo corpo celeste, passando a identificá-lo com a deusa do amor, Afrodite, divindade esta que equivalia a mesma divindade que o representava para os babilônios, ou seja, Ishtar.
Seu nome era o equivalente a Lúcifer para os romanos, mais tarde, com o advento do Cristianismo, foi identificado com a figura do Anjo Caido, portador da Luz que, por sua vaidade, caiu ao se julgar superior a Deus Jeová.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...