quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Labirinto de Dédalo

O labirinto fora construído por Dédalo para aprisionar o Minotauro às ordens do Rei Minos. Segundo a mitologia, Minos era filho de Zeus, o que o fazia ter uma relação muito amigável com seu tio Poseidon.
Poseindon em nome de sua amizade com Minos, deu-lhe um touro Branco para que Minos sacrificasse em seu nome, porém Minos se encantou com a beleza do touro e não o deu a Poseidon, sacrificou outro touro em seu lugar, o que deixou Poseidon com muita raiva.
O castigo de Minos fora então o seguinte: Poseidon com tanto rancor do acontecido fez com que a mulher de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro, tendo com ele relações sexuais. Nasceu de Pasífae então o Minotauro, homem com cabeça de touro e corpo de gente.
Minos não podendo matar o "filho" de sua mulher e nem podendo deixá-lo correr por Creta causando sangrias desatadas, decidiu então aprisioná-lo. Porém quaisquer tipos de prisão que lhe impunham o Minotauro fugia. Minos chamou então o seu melhor arquiteto, Dédalo, para que lhe criasce uma prisão inescapável.
Pela tarefa posta por Minos, criou Dédalo o labirinto. Uma prisão feita por magia dos deuses, usando encantamentos divinos e a ajuda de alguns deuses-menores travessos, como Jano. O labirinto foi feito para confundir a mente; se você queria ir à esquerda ele o fazia ir à direita pensando o contrário. Foi a primeira obra de Dédalo que usava magia, a única de toda a Grécia antiga que lia seus pensamentos.
Por fim apareceu Teseu no meio da trama, as versões se contradizem, mas o que se sabe ao certo é que Teseu matou o Minotauro, o que levou Minos a uma profunda depressão, e quando enfim saiu de sua fossa de tristeza e amargura prendeu Dédalo e Ícaro. Contudo, Dédalo, em sua infinita genialidade por ser filho de Athena - a deusa da sabedoria - decidiu meios de escapar por céus, o mesmo não tinha tetos em uma única parte do Labirinto, a oficina central, local onde repousavam Deadalus e Icarus - por seus nomes Gregos -. Decidiram então manipular os pássaros, para que lhe trouxessem suas penas.
Por anos Dédalo e Ícaro trabalharam nas asas coladas em cera por um esqueleto de barro e argila. Quando estas, por fim, ficaram prontas, Dédalo alertou a seu sobrinho de que não voasse em grande altitude, pois a cêra poderia derreter e Ícaro caíria em mar aberto. O jovem, encantado com a habilidade de voar que seu tio desenvolvera, não respeitou as regras impostas por tal, e o alerta de Dédalo veio por boa hora. Ícaro caiu em mar e até hoje não se sabe ao certo o que aconteceu.

Ainda restam algumas histórias sobre Dédalo, como a de Perdiz, aguarde mais postagens

14 comentários:

  1. se Ícaro caiu no mar ele ficou vivo por ser filho de Dédalo e Poseidon!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedalo é filho de Athena, e Ícaro filho de Dédalo, dizem que muitos anos quando Dédalo morreu ele reencontrou seu filho no mundo inferior

      Excluir
    2. ícaro não é filho de poseidon '-'

      Excluir
    3. Ícaro era sobrinho de Dédalo e não era filho de poseidon....leiam o livro percy Jackson e a batalha do labirinto

      Excluir
    4. Ícaro é filho de Dédalo sim,o sobrinho de Dédalo se chama Perdix ele era pupilo do Dédalo que mata ele o empurrando do alto da torre por inveja de suas idéias. No caso do livro essa ideia é o automato que Dédalo vem a desenvolver e utilizar depois. Depois desse assassinato Dédalo foge para Creta e conhece Minos ai começa isso do labirinto.

      Excluir
    5. Dédalo não mato perdiz,ele apenas levou o sobrinho para morte

      Excluir
  2. qual era a relação de dédalo com o labirinto ?

    ResponderExcluir
  3. Dédalo foi o construtor do Labirinto . E sim , Ícaro era sim filho de Poseidon .

    Mas se as historias antigas dizem que ele nao sobreviveu entao ele nao sobreviveu !!!

    ResponderExcluir
  4. onde diabos que vocês viram que ícaro é filho de poseidon??? gente, ele é filho de dédalo, ok? '-'

    ResponderExcluir
  5. Ícaro morreu afogado e seu corpo foi encontrado em uma ilha e em sua homenagem a ilha foi chamada de Icária

    ResponderExcluir
  6. kkkkk.Minos filhor de Zeus... isso e uma piada,essa Historia ta toda errada

    ResponderExcluir
  7. Onde Ícaro é filho de Poseidon? Poseidon e Dédalo tiveram um filho juntos? E Dédalo meio que matou sim Perdiz, "levar para morte" propositalmente é matar, mesmo que você esteja incerto
    Aí Athena ficou com pena de Pediz e o transformou do pássaro perdiz

    ResponderExcluir
  8. Onde Ícaro é filho de Poseidon? Poseidon e Dédalo tiveram um filho juntos? E Dédalo meio que matou sim Perdiz, "levar para morte" propositalmente é matar, mesmo que você esteja incerto
    Aí Athena ficou com pena de Pediz e o transformou do pássaro perdiz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...