domingo, 2 de setembro de 2012

A influência da mitologia grega na Língua Portuguesa


Como vocês já devem (ou não) ter percebido, a mitologia grega influencia, e muito, a Língua Portuguesa. Termos como fobia, hercúleo, cereal e outros são bastante encontrados dentro de nosso incrível dialeto. Este post procura resgatar a nossa noção de origens. Veja:

- A palavra cereal - 

Esta foi a que eu mais tive dificuldade de raciocinar o porque dela ser associada a mitologia grega, que, na verdade, praticamente não provém da mitologia grega. Vou explicar: "cereal" ou "cereais", vem de Ceres, o nome da deusa Deméter na mitologia romana. Deméter é a deusa da agricultura e dos camponeses, por isso essa associação de nomes.


-A palavra Marcial-

Outra palavra que vem do nome dos deuses gregos na mitologia romana. Todos sabemos (ou nem todos) que o nome de Ares para os romanos seria Marte, e é daí que vem o termo marcial. Como "artes marciais", mas não se engane, o termo não se aplica a todos outros termos que tenham envolvidos em si a palavra marcial, como por exemplo "banda marcial". Apesar de Ares ser o deus da guerra não é em tudo que os derivados de 'marte' teram de ser associados à guerra, mas como também à competições amigáveis ou artes amistosas.


-A palavra Fobia-

Esta é uma palavra que, de certa forma, não é tão difícil de ser associada. Percebi ela lendo o livro "O arquivo dos semideuses" de Rick Riordan. Ela provém do nome do deus grego Phobos. Phobos é a representação do medo e é filho de Ares, por isso qualquer palavra que tenha significado grego ou latino (de latim), acompanhada de Fobia, tem por seu significado "medo de ***". Como por exemplo:

hydro-phobos = medo água
hydrophobia= medo d'água
hidrofobia = medo de água.

Estas palavras tem por sua vez sua análise e evolução, como podemos ver.


-A palavra tântalo-

Hoje em dia não é muito comum ser chamado de tântalo. Mas quando alguém lhe chamar não se engane pois não será um elogio.
Tântalo foi um personagem da mitologia grega que roubou o alimento dos deuses, e recebeu então o castigo de nunca mais por toda a eternidade, tocar em uma mísera migalha de comida.
O termo tântalo significa esfomeado, morto de fome e derivados...


Ainda há muitas outras palavras derivadas da mitologia grega, infelizmente não estou lembrado de todas. Quaisquer sejam os termos que você saiba, com ou sem significado, deixe um comentário aí embaixo que eu irei pesquisar e colocarei aqui neste post.

-A palavra Cronologia e seus derivados-

Esta é uma das palavras derivadas da mitologia grega de maior compreensão. Quem sabe e pesquisa a mitologia consegue ver em questão de segundos o seu significado. Mas para quem não tem esta fácil compreensão vou explicar:
As palavras cronologia, cronológico, cronômetro, entre outros, derivam do grego Chronos, que viera a ser um titã Senhor do tempo. Filho de Urano e Gaia, é considerado O Senhor Titã.
Qualquer palavra, em portuguÊs, que derive do original Cronos, e refira-se ao tempo, provém desde evontuoso personagem olímpico

2 comentários:

  1. Mto boua a postagem. Só acho que vc deveria colocar mais imagens, se bem que, para se dispor com palavras imagens nao seriao uma boa ideia near? *--*

    De qualquer maneira sua ideia foi bem criativa, nunca vi um texto mais elaborado.

    Parabens, vc tem uma mente brilhante

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom seu texto,Gostaria de saber se vc já escreveu sobre "Qual é a relação entre a Língua Portuguesa e a Mitologia Grega?",se caso não acho que seria um bom tema,O que vc acha?!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...