segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Amazonas


As Amazonas (em grego antigo Αμαζόνες, transl. Amazónes) eram as integrantes de uma antiga nação de guerreiras da mitologia grega. Heródoto as colocou numa região situada às fronteiras da Cítia, na Sarmácia. Entre as rainhas célebres das amazonas estão Pentesileia, que teria participado da Guerra de Tróia, e sua irmã, Hipólita, cujo cinturão mágico foi o objeto de um dos doze trabalhos de Hércules. Saqueadoras amazonas eram frequentemente ilustradas em batalhas contra guerreiros gregos na arte grega, nas chamadas amazonomaquias.
Na historiografia greco-romana, existem diversos relatos de incursões das amazonas na Ásia Menor. As amazonas foram associadas com diversos povos históricos, ao longo da Antiguidade Tardia. A partir do período moderno, seu nome passou a ser associado com quaisquer mulheres guerreiras em geral, e hoje, o termo é frequentemente utilizado para se referir a mulheres que montam a cavalo, participando em provas de equitação em destreza ou salto.
As amazonas teriam vivido na região do Ponto, parte da atual Turquia, próximo à costa do mar Euxino (o mar Negro). Teriam formado um reino independente, sob o governo de uma rainha, das quais a primeira teria se chamado Hipólita ("égua solta, indomada"). De acordo com o dramaturgo Ésquilo, num passado distante as amazonas teriam vivido na Cítia, no Palus Maeotis ("Lago Meótis", o atual mar de Azov), porém teriam se mudado posteriormente para Temiscira, no rio Termodonte (atual Terme, no norte da Turquia). Heródoto as chamou de Androktones ("matadoras de homens"), afirmando que no idioma cita elas eram chamadas de Oiorpata, que ele assegurava ter este significado.
Em certas versões do mito, nenhum homem podia ter relações sexuais, ou viver na comunidade amazona; porém uma vez por ano, de modo a preservar a sua raça da extinção, as amazonas visitavam os gargáreos, uma tribo vizinha. As crianças do sexo masculino que nasciam destas relações eram mortas, enviadas de volta para os seus pais ou expostas à natureza; já as crianças do sexo feminino eram mantidas e criadas por suas mães, treinadas em práticas agrícolas, na caça e nas artes da guerra.
Na Ilíada, de Homero, as amazonas foram chamadas de Antianeira ("aquelas que lutam como homens").
As amazonas também aparecem no mito de Jasão e os Argonautas, que teriam aportado na ilha de Lemnos, em seu caminho até a terra da Cólquida. Descobriram que a ilha era habitada somente por mulheres, governadas pela rainha Hipsípile. Deram à ilha o nome de Gynaikokratumene, palavra grega que pode ser traduzida como "reinada por mulheres". Apolônio de Rodes escreveu que as mulheres receberam Jasão e seus companheiros em formação de batalha - "Hipsípile assumiu as armas de seu pai, e liderou as tropas, estonteante em seus encantos". A jovem rainha contou então ao herói que Lemnos havia sido invadida, e todos os homens assassinados, convidando os Argonautas a tomarem os lugares dos seus falecidos esposos. Sem perceber o ardil, já que na realidade eles seriam assassinados como aqueles que os haviam antecedido, os Argonautas decidem ir embora e, enquanto velejam pelo Helesponto, para dentro do mar Euxino, ouvem: "fuja da costa amazônica, ou Temiscira logo, com rude alarme, reunirá e armará suas amazonas."
As amazonas aparecem na arte grega do período arcaico da história da Grécia, associadas à diversas lendas. Teriam invadido a Lícia, porém foram derrotadas por Belerofonte, que foi enviado para combatê-las por Ióbates, rei daquela nação, na esperança de que o herói morresse nas mãos delas, tamanha era a confiança na força das guerreiras, na época. A tumba de Mirina é mencionada na Ilíada; interpretações posterioras a viram como uma amazona; de acordo com Diodoro Sículo, a rainha Mirina teria liderado as amazonas numa vitória contra a Líbia e as górgonas.
Muitas outras histórias sobre as Amazonas ainda podem ser contadas. Mas nem todas podem ser escritas, contudo, aí acima estão as principais. Vamos agora conhecer algumas das mais famosas Amazonas:

Hipólita: Na mitologia grega, Hipólita era rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreiras descendentes de Ares. Ela possuía um cinturão mágico que lhe fora dado por Ares, seu pai. Ela era ainda filha da rainha amazona Otréra e irmã de Menalipe, Antíopa e Pentesiléia.
Hipólita foi seqüestrada por Teseu, iniciando-se uma guerra com Atenas. Embora Hipólita tenha lhe dado um filho, Teseu perde o interesse por ela, que acaba voltando às terras das amazonas.
Hipólita então encontra Hércules. O nono trabalho de Hércules era obter exactamente esse cinturão, a pedido de Admete, filha de Euristeu. Numa das versões da história, Hipólita apaixona-se por Hércules e cede-lhe o cinturão sem qualquer problema. De acordo com outra versão, o cinturão é obtido depois de Hércules ter raptado a irmã de Hipólita, Menalipe, pedindo o cinturão como resgate. A entrega do cinturão à Hércules aborrece a deusa Hera, inimiga do herói.
Após Hércules obter o cinturão, Teseu, um dos companheiros de Hércules neste trabalho (entre os quais se contava também Esténelo), rapta Antíopa, outra irmã de Hipólita. Disfarçada como amazona, Hera incita as mulheres a atacar Hércules fazendo passar o boato de que este está lá para lutar contra as famosas guerreiras e, quiçá, raptar a sua rainha. As Amazonas, então, atacam-nos.
Hércules e Teseu conseguem fugir com Antíopa. De acordo com uma das versões da história, Hércules acaba matando Hipólita na luta para sair daquela terra. Com o intuito de resgatar Antíopa, as Amazonas atacam Atenas, mas falham. Segundo algumas versões, Antíopa morre no assalto.
Em muitas versões, Teseu casa ou com Antíopa ou com Hipólita, tendo como filho a Hipólito. Teseu casa-se, posteriormente com Fedra, deixando a sua mulher ou morrendo esta dando à luz. Na versão em que Teseu casa e abandona Hipólita, esta volta com as suas guerreiras durante o casamento com Fedra para chacinar toda a gente. O ataque falha e Hipólita é morta (numa das versões, pelos homens de Teseu, noutra versão, por Pentesileia, outra amazona).

Pentesiléia: Na mitologia grega, Pentesileia foi uma rainha amazonica, filha de Ares e Otrera, e irmã de Hipólita, Antíopa e Menalipe. O Pseudo-Apolodoro diz como Pentesileia entrou na guerra de Tróia: Pentesileia e sua irmã Hipólita estavam caçando quando esta acidentalmente matou Hipólita com sua lança. O acidente causou tanta dor em Pentesileia que ela tinha vontade de morrer, mas como uma guerreira amazona tinha quer fazer em batalha. Dessa forma ela foi facilmente convencida a entrar na guerra de Tróia






Aela: (em grego: Ἄελλα; por vezes confundida com Aelo) foi uma das amazonas de Hipólita da mitologia grega. Foi a primeira a atacar Hércules quando ele cercou Hipólita. Hércules usava então a pele do Leão da Neméia, do primeiro dentre os doze trabalhos, que o tornou invulnerável. Aela não pôde matar Héracles, então acabou ela morta. Seu nome significa "redemoinho".

Alcíbia: Na mitologia grega Alcíbia (em grego: Αλκιβίη) foi uma amazona que lutou ao lado de Pentesiléia na Guerra de Tróia.
Seu nome, dividido, significa "força". Alcibia foi morta em batalha por Diomedes, que a degolou junto com outra amazona, Derimacheia.

Antíopa: é uma princesa amazona filha de Ares (deus da guerra) e de Otrera (rainha das amazonas). Antíopa é uma amazona e é muito confundida com Antíope (mãe de Anfião) e rainha de Tebas. Presenciou a guerra causada por Hera entre os homens de Hércules, dentre eles Teseu, e as amazonas. Versões posteriores dizem que ela é a mãe de Hipólito com Teseu, outras (as mais aceitas como Sonhos de uma noite de verão) dizem que ele seqüestrou Hipólita, e quando esta voltou para casa foi morta acidentalmente pela irmã Pentesiléia durante uma caçada. Não sucedeu a irmã e não se tem relatos (ainda) sobre outros pontos na vida de Antíopa.
Segundo Píndaro, ela foi raptada por Teseu e Piríto.
Segundo Hégias de Trezena, ela se apaixonou por Teseu durante o sítio de Temiscira no Termodonte por Héracles e seus aliados, e ela traiu a forteleza a Teseu.
Os atenienses, porém, na época de Pausânias (geógrafo), diziam que ela foi flechada por Molpadia quando as amazonas atacaram Atenas, sendo Molpadia, por sua vez, morta por Teseu.

Lampedo: é o nome de uma rainha amazonas mencionada na historiografia romana. Ela governou com a irmã Marpesia. As irmãs denominavam-se a si mesmas filhas de Marte para amendrontar os inimigos e fazê-los acreditar que eram guerreiras terríveis.

Marpesia: Segundo a mitologia gregaMarpesia ("raptora") foi uma Rainha das amazonas e irmã de Lampedo. Elas governaram com Hippo depois da morte de Lisipa. Marpesia foi uma das governantes que ajudaram a estabelecer a cidade de Éfeso. Ela também estabeleceu uma cidade nas montanhas do Cáucaso referida como "Rocha de Marpesia" ou "Penhasco Marpesia". Alexandre, O Grande mais tarde construiu portões que seriam chamados de "Portas da Alexandre". Esta era uma localidade do Rio Termódona, na Capadócia. Estas irmãs estenderam a influência das amazonas para a Europa e para a Ásia Menor tornando-se uma ameaça terrível para aquela parte do mundo. Marpesia foi sucedida pelas irmãs Sinope e Orítia depois de ter sido morta numa batalha por causa de uma invasão por bárbaros asiáticos.

Molpadia: Na mitologia grega, Molpadia foi uma amazona que acredita-se ter lutado para Antíope e Oritia (amazonas). Ela era participante na Guerra Ática, onde testemunhou a rainha Antíope suportar pesadas injúrias. Antíope foi tão severamente machucada que nem pôde se defender de Teseu e seus soldados. Sabendo disso, Molpadia matou a rainha com uma flecha salvando-a da profanação pelo rei ateniense. O nome significa "Marcha Fúnebre".
Tal como as outras amazonas deve ter sido batizada com o nome de uma deusa, possivelmente a uma divindade psicopompo. Um outro nome possível é "Hemithea", "meia deusa".
Na época de Pausânias (geógrafo), havia em Atenas monumentos de Molpadia e de Antíope. Naquela época, os atenienses diziam que Molpadia havia flechado Antíope, e que Teseu havia matado Molpadia.

Otrera: ou Otrere, na mitologia grega, foi rainha das amazonas e esposa de Marte, com quem teve quatro filhas, as princesas amazonas Hipólita, morta por Hércules, Menalipe, Antíopa e Pentesiléia, morta por Aquiles.
Higino atribui a construção do Templo de Diana em Éfeso, uma das Sete maravilhas do mundo, à amazona Otrera, esposa de Marte. Este foi o primeiro templo a Diana.

Pantariste: Na mitologia grega, Pantariste foi uma amazona que participou de uma missão guerreira com várias outras amazonas para vingar o assassinato de Hipólita por Hércules e seus soldados. Quando os capitães de Hércules fugiram, foi ela quem os caçou. Dois soldados gregos a atacaram mas ela os matou (o segundo foi por ela sufocado). Ela atirou a lança no capitão Tiamidas, que a bloqueou com o escudo, mas a força o derroubou no chão e com seu machado de dupla lâmina, labrys, o decapitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...