sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O início do Olimpo e o começo da era Olimpiana

Eu não vou mentir: de fato nunca gostei da mitologia Grega. Mas de uns tempos pra cá, pesquisando, lendo e assistindo alguns filmes, passei a me interessar bastante. Eu acredito na teoria de que todos estes deuses, titãs e criaturas já existiram ou ainda existem. Afinal, não pode ser mera coincidência que todas as histórias encaixem-se entre si, nem mesmo a mente de William Shakespeare seria capaz de criar uma história tão convincente e realista como a Guerra de Troia.
Por isso decidi criar este blog. As mitologias me fascinam, e me fascinam mais ainda os seus protagonistas. Que nestes mitos que retratamos, seriam os 12 Olimpianos.
Para início de conversa, vamos falar da criação geral do Universo. Que se deu no nascimento do Caos.
Não se sabe ao certo de onde veio o Caos, tudo o que se sabe é que a história toda começou com ele. Dele nasceram: Gaia (a terra), Urano (O céu), Eros (o amor), Nix (a noite) e Érebo (a escuridão). Alguns desses irmãos tiveram filhos entre si, como Érebo e Nix. Que, de sua união, nasceu Éter e Hemera (a luz e o dia).
Além de Érebo e Nix, também houve o caso de Urano e Gaia. Urano manteve relações com Gaia diversas vezes, e fazia seguidos filhos na deusa. Os mais famosos foram os doze titãs clássicos: Cronos (o tempo), Hipérion (o sol), Oceano (o Mar), Mnemósine (a Memória), Febe (a Lua), Têmis (a Lei), Crio (o frio), Jápeto  (a Fúria), Céos (a inteligência), Réia (o Compromisso), Téia (mulher de Hipérion) e Tétis (esposa de Oceano). Mas Urano nunca se afastara de Gaia, e estavam sempre em posição de carícias – por parte de Urano -, por isto os titãs nunca saíram, de fato, de Gaia.
Então Gaia, atordoada, incentivou seu filho Cronos a decepar o órgão genital de seu pai enquanto eles ainda estavam mantendo relações. Assim foi feito e os titãs nasceram. Junto deles vieram os Hecatônquiros – ou centímanos – e os cilopes. Os hecatônquiros eram gigantes de 100 braços e 50 faces, possuíam um tamanho e poder físico descomunal. Os ciclopes eram criaturas de um olho só que possuíam força descomunal.
Hipérion juntou-se a Téia, gerando assim Hélios (representação do sol), Selene (representação da Lua) e Eos (a aurora). Cronos juntou-se a Réia, e por ter liderado o tormento à seu pai, passou a governar junto à Réia como o senhor Titã; ele jogou ao Tártaro os Ciclopes e os Centímanos, para caso preferissem revoltar-se contra ele.
Contudo, Urano profetizara sobre Cronos que ele também seria destronado por um de seus filhos. E sempre que nascia uma criança, ele as engolia. Por serem filhos de um titã, eram imortais, e lá ficavam. E por Cronos ser o senhor do tempo, eles ficavam na mesma forma de criança recém-nascida. E isso aconteceu com Hera, Poseidon, Hades, Deméter e Héstia (em outros mitos – mais aceitos - , o centauro Quíron).
Réia, horrorizada com o feito decidiu salvar o sexto filho, que viera a ser Zeus. Então quando Cronos fora engolir a sexta criança, Réia deu a ele uma pedra, envolta em um manto, e jogou o filho ao mundo. Zeus cresceu e tornou-se um homem forte e robusto, desposando Métis, contando-lhe suas dores e angústias. Réia, envolta em remorço por seu amado, deu a ele uma poção que faria o Senhor do Tempo vomitar todas as cinco crianças. E assim foi feito, daí em diante começa a guerra entre deuses e Titãs, os Ciclopes e Centímanos foram libertados e passaram para o lado dos deuses que venceram a guerra e tomaram para si o Olimpo. Da segunda geração de Titãs os mais importantes foram Epimeteu, Prometeu e Atlas. Epimeteu criou os animais e deu-lhe qualidades, vontades e atributos. E quando criou os humanos não tinha mais nada para oferecer-lhes. Recorreu a seu irmão, Prometeu, que roubou o fogo dos deuses e deu aos humanos. Como castigo, Zeus o colocou em um castigo de ter o fígado digerido por águias pelo resto da eternidade, que mais tarde viria a ser salvo por Héracles.
Incumbiu a Atlas a tarefa de segurar o Céu (Urano), no topo do monte Ótris, para que ele não tocasse na terra (Gaia), vingando-se assim de sua traição.
Mais tarde vieram os romanos e suas crenças (quase todas baseadas nos deuses e mitologias egípcias), que não se cansaram de copiar os Egípcios e passaram a copiar também os gregos. Por isso não gosto muito deles.


Antigos Olimpianos:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...