sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Hades

Hades é irmão de Zeus, Poseidon, Héstia, Deméter e Hera. É o governante do mundo inferior pertencente aos mortos, chamado de Hades ou Érebo.
Hades é conhecido em inúmeras histórias da mitologia grega, de equivalente Sérapis (mitologia egípcia) e Plutão (mitologia romana).
É conhecido pelo rapto da deusa Perséfone, e também é o deus mais odiado pelos mortais, como diz Homero. Este deus é conhecido por ter um trabalho dividido em partes, como por exemplo com as divindades Tânatos, as Fúrias entre outros derivados da morte.

Temendo uma profecia que dizia que seria derrotado por um dos filhos, Cronos passou a devorar os filhos tão logo sua mulher, Reia, os tinha. Assim ocorrera a todos os filhos que teve, à exceção de Zeus que, para ser poupado, foi num ardil materno trocado pela mãe por uma pedra.
Segundo Apolodoro (i.1.5) e Hesíodo (Teogonia 453-67) Cronos os devorou na seguinte ordem: primeiro a Héstia, em seguida Deméter e Hera e, mais tarde, a Hades e Posseidon.
Crescendo, o jovem deus teve novamente a ajuda materna para auxiliá-lo: Reia fez com que o marido engolisse uma beberagem que o forçou a vomitar os filhos presos dentro de si. Uma vez libertos, os irmãos ficaram solidários a Zeus, no combate contra o pai. Postaram-se, então, no monte Olimpo e, com ajuda dos titãs hecatônquiros, combateram os outros titãs, que se posicionaram no monte Ótris, numa batalha que durou dez anos.
Os titãs solidários aos olímpicos — Briareu, Coto e Giges — deram aos três irmãos suas armas: a Zeus os raios, a Posseidon o tridente; a Hades coube um capacete, que o tornava invisível. A derrota de Cronos deu-se com o uso das três armas: Hades, invisível com seu elmo, roubou ao pai suas armas e, enquanto Posseidon o distraía com o tridente, Zeus o fulminou com seus raios.
Sendo o mundo dividido em três partes, Zeus procedeu à divisão por sorteio dos reinos entre si e os dois irmãos: para si ficou a Terra e o Céu, a Posseidon coube os mares e rios, ao passo que para Hades ficou o domínio sobre o mundo subterrâneo e os seres das sombras.
Mais tarde Hades desposa Perséfone (a Prosérpina dos romanos, também chamada Core ou Kore), filha de sua irmã Deméter (Ceres, para os romanos), e que ao seu lado tornou-se a rainha dos mortos. O casal não teve filhos.
Seu nome significa "o invisível", pois seu Elmo do Terror (uma de suas armas mágicas) o deixa invisível, permitindo-no vagar pelo Érebo sem ser percebido, e descobrir as almas que tentam escapar de seu reino, mandando-nas para os campos de punição de Asfódelos.
Assim como Zeus possui o seu raio-mestre; Poseidon, o tridente; Hades possui o seu garfo e seu Elmo do Terror

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...