quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Neoptólemo

Neoptólemo, também conhecido por Pirro, na mitologia grega, era filho de Aquiles e Deidamia.
Tétis, mãe de Aquiles, não desejava que seu filho fosse lutar no cerco de Tróia, temendo sua morte. Então disfarçou Aquiles de mulher na corte de Licomedes, o rei de Esquiro. Durante o tempo em que Aquiles se manteve lá, teve um caso amoroso a princesa Deidamia, cujo fruto foi Neoptólemo.
Algumas lendas falam o seguinte: durante o cerco de Tróia, passados dez anos, depois da morte de Aquiles e de Ájax e sem quaisquer sinais de vitória, os aqueus (ou gregos) capturaram o adivinho troiano, Heleno, e o forçaram a dizer que condições poderiam levá-los à vitória. Heleno revelou que poderiam tomar Tróia se adquirissem as flechas venenosas de Héracles, então na posse de Filoctetes grande guerreiro que foi abandonado no inicio da guerra; se roubassem o Paládio (que levou à construção do famoso Cavalo de Tróia); e, por fim, se persuadissem o filho de Aquiles a juntar-se à guerra. Os gregos apressaram-se a ir buscar Neoptólemo a Esquiro, e trouxeram-no a Tróia.
O fantasma de Aquiles apareceu aos sobreviventes da guerra, exigindo que Polixena, princesa troiana, fosse sacrificada. Neoptólemo assim fez, sacrificando também Príamo em honra de Zeus.
Com Andrómaca, que foi por ele escravizada, Neoptólemo foi o pai de Molosso a antepassado de Olímpia, a mãe de Alexandre Magno.
Neoptólemo foi morto, a pedido de Hermione, por Orestes, ou sacerdotes de Apolo.
Se o seu pai Aquiles foi conhecido pela sua compaixão para com Príamo, já o filho foi mais conhecido pela sua crueza. Foi ele quem matou Príamo, Eurípilo, Políxena, Polites e Astíanax, entre outros, e escravizou Heleno e Andrómaca depois da guerra. Com Andrómaca, Heleno e Fênix, Neoptólemo navegou para as ilhas Epirotas e tornou-se então o rei de Épiro, exilando Ulisses, porque este matara um grande número de pretendentes a Penélope.
Outras lendas dizem simplesmente que Neoptólemo ficou com Deidamia até o fim da guerra, depois, Tétis veio buscar seu neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...