quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Elêusis


Elêusis (em grego Ελευσίνα) é uma cidade da Grécia Antiga onde se realizavam os Mistérios de Elêusis, que eram ritos de iniciação ao culto das deusas agrícolas Demeter e Perséfone. Eram considerados os de maior importância entre todos os que se celebravam na antiguidade. Localiza-se a cerca de 30 km ao noroeste de Atenas, capital da Grécia.
Seu nome tem origem no fabuloso herói Elêusis, que era considerado filho de Mercúrio e Daíra, filha de Oceano. Outros, porém, acreditam ser ele filho de Ocírroe.
Elêusis era uma cidade muito famosa para os gregos antigos, pois lá existe uma serra bem conhecida. Os gregos evitavam passar por lá, pois acreditavam em um mito sobre um monstro que lá vivia. Seu nome era Procusto, ou Procrusto. Ele era um vendedor de camas, e possuía mais de dois metros de altura. Como suas camas eram muito grandes, e seus clientes eram muito pequenos, Procrusto usava suas camas para esticá-los até servir o tamanho. Procrusto foi abatido pelo herói grego Teseu, que o enganou. Com essa enganação, Procrusto deitou-se em uma de suas camas, e Teseu usou a magia para prender Procrusto.
A cidade é hoje um subúrbio de Atenas, denominado Eleusina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...