sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Níobe


Níobe é uma personagem da Mitologia Grega, filha de Tântalo e Dione e esposa de Anfião, rei de Tebas.
Tântalo era filho de Júpiter e Plota, princesa da Lídia e filha de Himas. Sua mãe era Dione, filha de Atlas; Tântalo e Dione eram, os pais de Pélope.
Diz a mitologia que por ser muito fértil, teve catorze filhos (sete homens e sete mulheres), que ficaram conhecidos como "nióbidas".
O povo de Tebas se reuniu para render tributo a Leto. Eis que Níobe aparece insultando a deusa, que só teve dois filhos, Apolo e Ártemis, sendo estes tios de Níobe, já que a rainha era neta de Zeus e seu pai filho deste. A rainha disse:
Cquote1.svgQue loucura é esta? Preferir seres que nunca vistes àqueles que tendes diante dos olhos! Por que Latona deve ser cultuada, e eu não? [...] Se eu perdesse alguns de meus filhos, dificilmente ficaria tão pobre como Latona, com seus dois únicos. Suspendei esta solenidade... tirai o louro de vossas frontes... Não prossigais este culto!Cquote2.svg
— '

E o povo obedeceu.
Latona indignou-se com a audácia da mortal, e implorou vingança a seus filhos, que eram arqueiros. Apolo e Ártemis, então, mataram todos os sete filhos de Níobe. Quando soube, pranteando os filhos junto com as irmãs deles, exclamou:
Cquote1.svgCruel Latona! Sacia todo teu ódio em minha angústia! Que teu duro coração se regozije, enquanto levo ao túmulo meus sete filhos. Mas onde está o teu triunfo? Despojada como estou, ainda assim sou mais rica que tu, que me venceste.Cquote2.svg
— '

Mal acabou de dizer essas palaveras, novas flechas caíram, matando todas as filhas moças, menos a caçula Clóris. A desesperada mãe implorou:
Cquote1.svgPoupai-me esta, a mais moça! Poupai-me uma, entre tantas!Cquote2.svg
— '

Mas a seta fatal já havia sido disparada.
O fato deixou Zeus compadecido com a dor de Níobe e a transformou numa rocha, mas ela ainda chorava a perda dos filhos, vertendo água constantemente numa nascente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...