terça-feira, 11 de setembro de 2012

Recomendações - Percy Jackson e Os Olimpianos

Olá à todos os leitores e leitoras deste humilde blog que vos faço com tanto carinho. À partir de hoje irei começar uma espécie de reality neste endereço da web. Irá funcionar da seguinte maneira:

-Todas as terças-feiras, independentemente do horário, irei atualizar o blog, colocando nele recomendações sobre assuntos derivados da Mitologia Grega. Os assuntos podem ser dos mais diversos, podem ser tantos filmes como podem ser livros e jogos. Tudo o que for de meu agrado eu irei recomendar.
Claro que irei também dizer aqui o que pode ser errado neste filme, livro, jogo etc. Erros podem confundir a história real e fazer desinteressarmo-nos dos assuntos que nos agradam. Vamos à recomendação de hoje?


É claro que esta série incrível e inspiradora não poderia passar despercebida. E para começarmos em grande estilo iremos falar da saga de Percy Jackson e Os Olimpianos. Muitos dos leitores encontraram este blog porque estão lendo ou então já leram esta história incrível, muito criativa e, imagino, de muito trabalho para projeto e criação.

A história começa quando Percy Jackson, um garoto de doze anos, passa a sofrer estranhas anomalias em seu dia-a-dia. Percy é um garoto que tem dislexia e déficit de atenção, que, mais tarde viera a descobrir que estes "defeitos" naturais são simplesmente qualidades de um semideus.

Todo a história começa no livro O ladrão de Raios. Quando Percy é um simples garoto que já fora expulso de mais de seis escolas internas (se bem que não se pode chama-lo de "simples garoto" dizendo isso. Fica um tanto irônico).

Resumo dos Livros

No início do longa, quando Percy descobre ser um meio-sangue (nome para semideus), sua mãe está sendo atacada pelo Minotauro - antigo monstro grego marcado por sua morte no labirínto de Dédalo -. E Percy, atordoadamente, a vê morrer no instante em que sobe a Colina Meio-Sangue.
Gravemente ferido, foi abrigado por Quíron - outra criatura mitológica que viera a ser um centauro treinador de heróis -, que o deu o néctar dos deuses e a ambrósia (curativos sagrados que os deuses usavam para se curar).

Livro 1 - O ladrão de Raios

Neste livro, Percy é chamado de Ladrão de Raios pois o símbolo de Zeus, o senhor dos céus, havia sumido. O mais suspeito viera a ser Percy Jackson, filho de Poseidon. Muitas águas ainda jorram neste livro, e, infelizmente, não posso contar o final para não atrapalhar quem ainda está lendo-o. Mas posso lhe alertar de algo: se você pensa em assistir o filme e depois ler o livro engana-se se acha que será a melhor ideia. O livro tem muitas conclusões erráticas e o final é desesperadoramente surpreendente, irá estragar sua história.
Voltando ao livro: a vida de Perseus Jackson ainda está muito a se complicar nos próximos livros, que, ao invés de serem aventuras avulsas umas das outras, são livros que contam diferentes histórias buscando o mesmo sentido: deter o titã Cronos que pretende ressucitar com a ajuda de um meio-sangue traidor.

Livro 2 - O mar de Monstros

No segundo livro, Percy é um garoto que já tem 13 anos e, ao invés de acontecer uma aventura avulsa das outras como acontecem em alguns desenhos e animes. Neste livro, a trama de todo o restante da série já começa a aparecer. Apesar de Percy achar que já havia descobrido tudo de seu inimigo mortal, engana-se tanto quanto o número de colégios do qual já fora expulso. Luke, na verdade, planejava roubar o raio-mestre de Zeus para que enfim pudesse criar uma nova grande guerra e ressucitar tranquilamente o seu mestre Cronos. Conseguindo então, realizar o seu feito, com alguns novos grandes personagens, Percy descobre que alguém muito não tão distante voltará.

Livro 3 - A maldição do Titã

Apesar de que há uma grande expectativa sobre Cronos e coisa e tal, o título A Maldição do Titã não refere-se ao senhor Titã. Mas sim há um dos titãs da segunda geração, suportados à uma maldição por toda a eternidade: Atlas. A história se paraperfusa (não sei se essa palavra existe) em torno da tentativa de Cronos de ganhar aliados do Acampamento Meio-Sangue para seu 'modesto' exército. Claro, que o herói ganhando todas as batalhas em todos os livros iria ficar algo enjoativo de se ler, então neste livro da longa, Cronos consegue seus meio-sangues necessários e Percy lamenta sua derrota. Mas como todo herói não é chamado de herói à toa, Percy realiza um grande e esplendoroso feito: salva a deusa Ártemis, que, no topo do Monte Ótris, havia sido trocada pelo titã Atlas e passara a segurar o céu sobre suas costas. Neste livro que, na minha opinião é o mais empolgante, é revelado à Percy e Annabeth um novo herói de Três Grandes, desta vez um filho de Hades. Emaranhando ainda mais as nossas expectativas, Rick Riordan consegue com destreza deixar a história ainda mais interessante.

Livro 4 - A Batalha do Labirinto

Um dos melhores livros de Rick Riordan até agora se formos considerar as informações verdadeiras, tempo de pesquisa e criatividade para procriar neste livro um início ou fim de uma história amorosa recente ou duradoura. Contudo é outro livro cujo título é capaz de enganar a imaginação do leitor pois, ao lermos "A Batalha do Labirinto" podemos facilmente pensar que se trata do labirinto do Mundo Inferior, o Tártaro. Mas não. Este labirinto refere-se ao Labirinto de Dédalo, um herói filho de Atena que fora capaz de construir um labirinto tão engenhoso cuja vida correspondia a si mesmo. Isto é, o Labirinto tivera uma vida própria, capaz de ler a mente de seus viajantes e confundi-las. Dédalo é um dos principais personagens nesta história. Uma história tão envolvente a ponto de recriar personagens antigos como a carcereira do SubMundo: Campe; algumas criaturas marinhas tão esquecidas que nem eu mesmo lembrava-me delas. Uma história realmente incrível e trabalhosa.

Livro 5 - O último Olimpiano


As melhores frases da saga P.J:

Esta ideia eu tirei de um dos blogs parceiros dos Doze Olimpianos: Mitos Pédia. Este post fora originalmente escrito por outro meio-sangue como eu, um filho de Dioniso. Mas já agradecendo pela ideia, saudações olimpianas à Pólux. E, como o prometido, aqui estão as melhores frases do livro O ladrão de Raios e o restante da saga:

Livro 1 - O Ladrão de Raios :


  • "Olhe, eu não queria ser um meio-sangue." - Percy Jackson (como narrador)
  • "Você baba quando está dormindo." - Annabeth
          "Adeus, Percy. Uma nova Idade do Ouro está chegando. Você não será parte dela." - Luke, quando deixou Percy "quase-morto".

  • Annabeth: "Cuide-se, Cabeça de Alga. Mantenha os olhos abertos."
Percy: "Você também, Sabidinha."
          "Pedi a Argos para me levar até o chalé 3, para eu arrumar as minhas coisas antes de ir para casa." -Última frase de "O Ladrão de Raios".

Livro 2 - O Mar de Monstros :

  • Percy: "Elas são cegas?"
Annabeth: "Não totalmente. Têm um olho."
Percy: "Um olho?"
Annabeth: "Sim."
Percy: "Cada uma?"
Annabeth: "Não. Um olho ao todo."
- Percy e Annabeth falando sobre as Irmãs Cinzentas.


  • Polifemo: "Docinho! Você já está pronta?"
Grover: "Ainda não, meu amor! Mais alguns dias!"
Polifemo: "Ah! Já não se passaram duas semanas?"
Grover: "N-não, meu amor. Só cinco dias. Ainda faltam mais doze."
Polifemo: "Está bem, mas ande logo! Eu quero VEEEEER embaixo desse véu, he-he-he."
  • "E eu amparava uma pessoa destinada a ser minha melhor amiga ou, possivelmente minha pior inimiga." - Percy Jackson (como narrador)

           "Eu sou Thalia (...) Filha de Zeus." - Última fala de "O Mar de Monstros"


Livro 3 - A Maldição do Titã :



  • "Uma professora chamada Tem Giz? Ele só podia estar brincando." - Percy (como narrador)

  • Annabeth: "E então?"
Percy: "Hã, quem eu devo tirar para dançar?"
Annabeth: "Eu, Cabeça de Alga."
Percy: "Ah. Ah, está bem."
          "Obrigado, senhora Ártemis! A senhora é tão... é tão... Uau!" - Grover

           
          " - Ah, meu Deus!. Você sempre tenta matar as pessoas quando elas assoam o nariz?" Primeiro encontro de Rachel e Percy na Barragem


         " - (...) Eu estarei de olho, Percy Jackson. Não aprovo sua amizade com minha filha. Não creio que seja bom pra nenhum dos dois." Atena




          " - Apenas três palavras. Ele disse : 'Eu o espero.'" Ultima frase do Livro, quando Grover fala sobre Pã.




Livro 4 - A Batalha do Labirinto :



           " - (...) Annabeth me olhou, furiosa, como se fosse me dar um soco. E então fez algo que me surpreendeu mais ainda. Ela me beijou.
- Tenha cuidado, Cabeça de Alga.
                       Ela pôs de volta o boné e desapareceu. Provavelmente eu teria ficado sentado lá o restante do dia, encarando a lava e tentando lembrar meu nome, mas os demônios marinhos me trouxeram de volta à realidade." Percy narrando seu beijo com Annabeth


           " - Enquanto velejava, avançando no lago, eu me dei conta de que as Parcas eram mesmo cruéis. Elas enviavam para Calipso alguém que ela não conseguiria deixar de amar. Mas era uma via de mão dupla. Pelo restante da vida eu pensaria em Calipso. Ela seria sempre meu maior "e se..." Percy narrando

    
          " - Venha comer bolo e sorvete --chamei.-- Parece que temos muito que conversar. Ultima frase do livro quando Nico aparece na janela de Percy, dizendo que achou uma solução para derrotar Cronos.


 Livro 5 - O Ultimo Olimpiano :
" O fim do mundo começou quando um Pégaso pousou  no capô de meu carro" Primeiro parágrafo do livro 5
"Ora, eu sei que você está pensando : Puxa, isso é uma grande irresponsabilidade dele, blá blá blá..." Percy Jackson
" - Boa sorte. - Rachel me beijou antes que eu pudesse sequer reagir. - Agora vá meio-sangue. Mate alguns monstros por mim. Percy
" - Então - disse Beckendorf - , acho que você não vai querer que eu comente aquela cena com Annabeth.
- Ah, céus" - murmurei - Nem pense nisso." Percy e Beckendorf
"Eles (Beckendor e Silena) tinham começado a namorar no último verão, depois de todos dizerem durante anos : "Dã, vocês gostam um do outro!" Percy
"Silena abriu a mão. Na palma havia um bracelete de prata com uma foice como pendente, a marca de Cronos. Um punho frio fechou-se em torno do meu coração.
- Você era o espião?" Percy quando descobre que Silena era a espiã.
Uma vez eu o adverti, Percy Jackson, de que para salvar um amigo você destruiria o mundo. Talvez eu estivesse errada. Parece que você salvou tanto seus amigos quanto o mundo." Atena quando dá de #CaraNaPoeira sobre Percy
" ... Então ela riu de verdade e abraçou me pescoço.
   - Eu nunca, mas nunca vou tornar as coisas fáceis para você, Cabeça de Alga. Acostume-se a isso.
     Quando ela me beijou, tive a sensação de que meu cérebro estava se derretendo e escorrendo para o corpo" Percy
" Depois, quem riu por último fui eu. Criei uma bolha de ar no fundo do lago.Nossos amigos ficaram esperando que subíssemos, mas ... ei, quando você é filho de Poseidon, não precisa se apressar.
   E aquele foi, sem dúvida, o melhor beijo subaquático de todos os tempos" Percy e Annabeth se beijando
"Dessa vez, eu não olhei para trás." Última frase da saga Percy Jackson e Os Olimpianos  

4 comentários:

  1. Ola, sou do blog deuses antigos. Vi seu comentário e acho a ideia da parceria muito interessante.

    Me mande apenas uma imagem e descrição do blog que colocarei um espaço para divulgação dos blogs parceiros (Se quiser eu mesmo faço a descrição) Irei mandar uma imagem do blog para você também, qualquer coisa entre em contato por e-mail: Lucas_vitoriano12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amei esta postagem. Gostei mais ainda porque vc n contou o final dos livros. Obg.

    ResponderExcluir
  3. Podiam Postar sobre herois do Olimpus tbm.. e uma otima saga, nao tao boa quanto, mas ainda sim boa...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...