segunda-feira, 2 de julho de 2012

Chronos


Na mitologia grega, Chronos ou Khronos (em grego Χρόνος, que significa ‘tempo’; em latim Chronus) era a personificação do tempo. Também era habitual chamar-lhe Eón ou Aión (em grego Αίών).
Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto chronos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, kairos refere-se a um momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontece, em Teologia, é "o tempo de Deus".
Chronos tem sido frequentemente confundido com o titã Cronos, especialmente durante o período alexandrino e renascentista.
De acordo com a teogonia órfica, Chronos surgiu no princípio dos tempos, formado por si mesmo. Era um ser incorpóreo e serpentino possuindo três cabeças, uma de homem, uma de touro e outra de leão. Uniu-se à sua companheira Ananke (a inevitabilidade) numa espiral em volta do ovo primogênito separando-o, formando então o Universo ordenado com a Terra (Gaia), o mar (Oceano) e o céu (Urano).

2 comentários:

  1. bacana. estava realmente querendo saber a diferença de choros e cronos.

    Sou devoto do tempo, da morte e da vida. Por conhecidencia meu pseudônimo é Hion, lembrando de Aion, uso ele a tres anos e só agora descobri essa semelhança.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...